Friday, March 04, 2016

Livro - Budismo para Leigos



Nascido na Índia e dai se espalhando pela Ásia, chegando ao ocidente no século XX, especialmente no oeste americano, o Budismo, representado para nós por figuras como o Dalai Lama e, para alguns, pelo monge vietnamita Thich Nhat Hanh, ambos laureados pelo Nobel da Paz, atrai curiosos e adeptos de todas as partes do mundo. Seja na figura do mestre zen engraçado ou na famosa tradição da perfeição japonesa, suas ideias e conceitos atraem pessoas muito diferentes, incluindo aparentemente opostos como ateus e religiosos.

De minha parte, o que me atrai no Budismo é o fato de ser uma religião (ou filosofia) bem humorada e viva, muito distante da sisudez e seriedade pregada na maioria das outras, além de aceitar a convivência plena com outras tradições, sem necessidades de autoafirmação e aberta para qualquer pessoa.

Para saber mais sobre o tema, o livro Buddhism for Dummies (traduzido de forma sem graça como Budismo para Leigos) é uma obra surpreendente. Faz parte de uma série que se propõe a explicar um tema desde seus conceitos básicos. Como eu nunca tinha lido nenhuma obra dessa coleção, o que me surpreendeu foi a abrangência do conteúdo, ao mesmo tempo apresentando o básico sobre Budismo mas se aprofundando de forma bem completa em quase tudo sobre o assunto. 

É também um livro muito bem estruturado. Dada a infinidade de conceitos budistas com nomes em sânscrito e pali, as línguas principais dessa tradição, e a impossibilidade de saber a maioria deles, ajuda e muito o caminho lógico que é desenvolvido, iniciando pela origem e principais tradições, conceitos e práticas, depois exemplos de grandes budistas contemporâneos e fechando com perguntas e respostas. Tudo de forma bem arranjada e agradável de ler.

Como interessado em Budismo, eu já havia lido outros materiais e conhecia um pouco o assunto. Porém o livro e um daqueles que abre novas fronteiras e motiva novas buscas. É um bom ponto de partida pra quem quer conhecer mais essa riquíssima tradição ou entender e mesmo praticar o que ela propõe


No comments: