Monday, November 02, 2015

Centro de BH

Há dois dias estava no centro de Belo Horizonte, num tradicional restaurante, a cantina do Lucas. São inegáveis as qualidades do lugar. Fica no Maleta, um prédio que faz parte da história da minha cidade. Tem uma comida realmente muito boa e a fundamental, indispensável, cerveja gelada.

Mais que isso, conta com a aura presente do senhor Olimpyo, um garçom que dedicou sua vida aquele lugar e que, do alto de seus noventa anos, fez questão de atender a mim, minha mãe e um casal de amigos, numa época em que ele não mais trabalhava.  Pra mim foi uma grande honra.

Mas o centro de Belo Horizonte é especialmente caro para mim devido a outra pessoa, fundamental em minha vida.

Pra mim, o Centro de BH sempre lembra minha avó, Dona Marina, com quem, quando criança, pude passear por todas as ruas desse lugar. Andei pela rua Tupis, pela avenida Amazonas, aprendi a amar o Mercado Central e sua diversidade, ouvi de noite o som da subida dos ônibus, amenizado pelos sete andares entre nós e a rua.

Foi lá que aguardei, ansioso, a meia-noite para a abertura dos presentes do natal. De lá pude observar a infinidade de apartamentos ao redor e ver nas ruas todos esses curiosos personagens que vivem  nos centros da cidade.

Pude adormecer enquanto minha avó lia salmos para mim. Mesmo que eu não tenha me tornado religioso, a tranquilidade daqueles versos bem lidos, cadenciados, me ensinou bastante sobre fé e paz.

Com minha vó aprendi a gostar das ruas, da vida diurna da cidade, das lojinhas de família e daquela confusão, ainda inocente e desprovida da atual violência, do caminhar frenético das pessoas. Aprendi a ver o potencial de beleza dos prédios do centro, desesperados por uma demão de tinta ou uma reforma que os restaure.

Se é do centro que parecem se desenvolver as cidades, foi de minha avó que se fez minha família, com seu pioneirismo e coragem de enfrentar a vida mesmo numa época de uma sociedade cruel com as mulheres.

Acredito que foi uma pequena revolução de uma pessoa contra as circunstâncias, mas que mudou a rota de nossa família e nos fez mais fortes, prontos para a vida.

No comments: