Wednesday, November 11, 2015

Livro Saga Brasileira - Miriam Leitão

Num momento de discussões políticas acaloradas no Brasil, mas geralmente com pouco embasamento e opiniões de sobra, estudar o passado pode nos preparar melhor para conhecer verdadeiramente o presente e planejar melhor o futuro. Quando falamos em economia então, um tema aparentemente árido, o conhecimento é ainda mais importante, já que ela afeta diretamente nossa qualidade de vida, coisa que não costuma ser o centro da atenção de nossos políticos.

Com uma escrita simples e envolvente, o livro "Saga Brasileira", da jornalista Miriam Leitão, nos apresenta a história de nossa economia, com enfoque no período da ditadura e da grande enganação do dito "milagre", até os tempos atuais. Nas palavras dela, a obra narra a conquista do povo brasileiro de uma moeda estável e a grande batalha contra a inflação, derrotada mas ainda à espreita, sempre aguardando a próxima onda de ações populistas tão recorrentes aos governantes.

De forma clara e imparcial, ela relata as boas iniciativas feitas na nossa economia, sem se furtar a tecer críticas aos governantes do Brasil quando necessário. O livro é um grande alerta para a sociedade, um aviso dos riscos que corremos pela constante e repetida irresponsabilidade de nossos políticos.

Outro ponto constante destacado em nossa história, demonstrado em nomes e relatos de pessoas comuns, é a imensa obstinação, capacidade de adaptação e criatividade dos brasileiros para lidar e sobreviver a imensos desafios e dificuldades. 

No comments: