Sunday, September 12, 2004

Liberdade não é zona

Por que quando a gente fala em liberdade alguém vem com aquela noção infantil de que liberdade é fazer o que se quer e não responder por isso?

Liberdade pra mim é quase o contrário. Liberdade tem muito a ver com maturidade. Ser livre quer dizer fazer as próprias escolhas e responder por tudo que vier dessa escolha. Se eu resolver tatuar meu corpo todo e virar o Hulk, meu direito! Foda-se que houvesse alguma pressão social sobre mim! Por ter escolhido me tatuar todo, eu devo responder por tudo que vem disso e aguentar o tranco.

Portanto, liberdade não funciona pra quem não dá conta de viver pelo próprio nariz. Acho que essa visão irresponsável e idiota de liberdade funciona pro reino do faz de conta, funciona no desenho dos Ursinhos Carinhosos, funciona pra essa pseudo-realidade que a MTV tenta empurrar pra esse tanto de adolescente meio acéfalo que anda pelo mundo.

Funciona se você acredita que a maior liberdade que você pode ter tem a ver com suas posses, com o dinheiro que você possui. Pra mim, se você quer acima de tudo um carro, se isso representa sua liberdade, você é um idiota superficial. Ser livre tem a ver com se comprometer com o próprio desejo, e não assumir o que tem mandam aceitar como o máximo.

Liberdade começa por dentro, começa por se auto-conhecer, começa por ter bom senso, por saber pesar suas próprias capacidades, por entender de uma vez por todas que o que eu fizer vai acarretar uma consequência. O ponto é que ser livre tem a ver com aguentar o tranco de ser livre.




1 comment:

Anonymous said...

"A liberdade existe para provarmos que podemos escolher o caminho certo." ;)